visitantes

sábado, 28 de maio de 2016



https://www.facebook.com/EspacoTextil/?fref=ts
https://www.facebook.com/events/247111802324663/






Apresenta

            Arte fieltro Colección

Grupo formado por artesãs gaúchas dedicadas às artes têxteis elegeu a FELTRAGEM manual como principal forma de transformar a lã e outras fibras e produtos naturais em artigos únicos e exclusivos, destacando-se o vestuário, mas também os acessórios e objetos de decoração. Suas diferentes trajetórias de vida convergiram para interesses comuns e o seu encontro com a FELTRAGEM, hoje, se traduz em peças únicas.
A FELTRAGEM (Felting, em inglês) é a mais antiga técnica de produção de tecido, existindo desde 6.300 a.C. Trata-se, na sua forma artesanal, da construção de um tecido, o FELTRO, feito principalmente a partir da lã, e consiste no uso de água, sabão, calor e movimento aplicados sobre a lã, o que provoca o entrelaçamento das fibras entre si, num processo irreversível, a ponto de criar um tecido extremamente resistente, que pode deter a umidade e é um excelente isolante térmico. O tipo de lã mais utilizado na elaboração de vestuário é o proveniente de ovelhas de raças de lã fina, como a Merino, mas também são utilizadas fibras de alpaca, mohair, angorá, entre outras.

A arte do Espaço Têxtil enriquece o tecido de FELTRO mesclando-o com outros, principalmente a seda, obtendo, assim, uma textura leve e requintada. Os tecidos obtidos são usados na sua coloração natural, ou tingidos e estampados com plantas e outros produtos naturais. O tingimento natural (ecoprint), que tem sido cada vez mais utilizado, por ser eco  sustentável, a partir de materiais não tóxicos e biodegradáveis, resulta numa grande diversidade de efeitos nas peças, tornando-as ainda mais exclusivas. É essa arte que hoje apresentamos a vocês.




























Nenhum comentário: