visitantes

terça-feira, 19 de abril de 2016

Ovo Festival Sonoro


Ovo Festival Sonoro é a imersão e experimentação no universo da arte sonora. Serão 13 dias de programação totalmente gratuita e aberta a todos os interessados, do dia 3 ao dia 15 de maio. Dois artistas internacionais de renome, David Toop(Inglaterra) e Rie Nakajima (Japão), realizarão a masterclass de abertura do festival, dia 3 de maio às 19h30, na Sala II do Salão de Atos da UFRGS. Também será aberto ao público, mediante inscrição, workshop com os artistas, com duração de três dias, do dia 4 ao dia 6 de maio, localizado na Galeria La Photo. A apresentação dos resultados do workshop para o público acontecerá dia 7 de maio, às 19h30, na Sala II do Salão de Atos da UFRGS. 

A segunda etapa do festival será toda transmitida ao vivo, através desse link. Foram convidados seis artistas residentes, de diferentes áreas, que ao final, apresentarão um trabalho exclusivo para o festival. Ollie Evans (Inglaterra), conduzirá o grupo de artistas a despertar ideias e prosperar experimentações. Serão três dias de laboratório com o objetivo de intensificar e externar o processo de criação artística, possibilitando maior compreensão e alcance do público às novas proposições de arte-multimídia. Foram convidados músicos, artistas plásticos, escritores, programadores de softwares e performers, que farão quatro dias de residência artística para desenvolver um trabalho coletivo e apresentação exclusiva no encerramento do festival, que será aberto ao público, dia 15 de maio, das 15h às 22h, na Galeria La Photo. São eles:Carina Sehn, Leonardo Remor, Lucas Alberto Santos, Luciana Bass, Rodrigo Fernandez e Sissi Betina Venturin. 

Se unem para o encerramento do festival, o show de Lote 3, projeto que desde 2010 une Londres à Porto Alegre. Um show musical inusitado e totalmente aberto às aventuras do acontecimento experimental: uma artista aqui, Carina Levitan, outro a milhas de distância, Graham Mackeachan, produzem encontros e desencontros sonoros. 

Medula Experimentos Sonoros, do Grupo de Pesquisa em Criação Sonora da UFRGS, cuja produção consiste em trabalhos artísticos e teóricos de música, arte sonora e artes visuais – de uma forma que não se saiba dizer exatamente onde uma coisa começa e outra acaba. O grupo integrará o naipe de artistas que encerram o Festival no evento do dia 15 de maio e apresentará duas performances ao público, nos dias 04 e 05 de maio, às 18h30, na Galeria La Photo

O conceito do festival revela-se no próprio nome, Ovo Festival Sonoro. O ovo remete à ideia da singularidade de cada indivíduo compreendendo que cada um é aparente e interiormente diferente entre si. A imagem do ovo explica-se por si mesmo, do ovo nascerá a nova vida, o novo mundo. O desafio de provocar diálogos entre diferentes línguas e linguagens é a essência do festival que oferece um panorama sobre música, arte sonora, improvisação. A experimentação só é possível de ser compreendida quando vivenciada. O processo que se dará entre os artistas locais e convidados - exposto ao público através da transmissão online - que provoca nos participantes um estado de cena, a espetacularização da criação. A partir do momento em que o exercício criativo é público e compartilhado, acaba se tornando ele mesmo o processo e o produto artístico.

Nenhum comentário: