visitantes

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

LA PhOTO no Ano da França no Brasil

Na celebração do Ano da França no Brasil, a LA PhOTO Galeria e Espaço Cultural, em parceria com a Aliança Francesa de Porto Alegre e BIS Cultura, com patrocínio da Caixa Econômica Federal, traz à Porto Alegre, em outubro, duas mostras do festival francês de fotojornalismo Visa pour L’Image. As séries “Juventude Dourada”, de Marie-Paule Nègre e “Não iremos mais à mina – os últimos mineiros de carvão”, de Jacques Grison, apresentam temas contemporâneos, norteados pela estética francesa denominada “Novo Documentário”. O festival Visa pour L’Image, criado nos anos 80 na cidade de Perpignan, na França, dedica-se, todos os anos, a registrar os grandes acontecimentos do fotojornalismo mundial, através das lentes dos fotógrafos participantes. Este é um importante festival francês, que apresenta e premia o melhor do fotojornalismo internacional. A exposição inaugura no dia 05/10 às 19h e permanecerá aberta à visitação no período de 06 a 31/10.
Segue convite para o evento de inauguração da exposição.









domingo, 13 de setembro de 2009

FOTOENSAIO: Programação Paralela


Encontro com os artistas- 17/09, quinta-feira,19h:

Imagens da imagem no contemporâneo, conversa a partir de Nietzsche, Blanchot e Deleuze, conduzida pelo doutorando no Programa Interdisciplinar PGIE-UFRGS Artur Costa, com participação dos demais integrantes do grupo de artistas ARDECIDADES.
Inscrição: doação de material para pintura e/ou desenho para a Oficina de Criatividade do Hospital Psiquiátrico São Pedro. (veja relação de necessidades logo abaixo)


Oficina: Pinlux - oficina prática de fotografia pinhole em caixa de fósforos - 19/09, sábado, 15h:

Utilizando materiais acessíveis a oficina ensina a construção e operação de leves e portáteis câmeras pinhole montadas em caixas de fósforos. A foto pinhole, ou buraco de agulha, é um processo que remonta aos primórdios da fotografia e vem ganhando cada vez mais adeptos que desejam retornar a simplicidade e poder criativo dos processos não mediados pela tecnologia digital. Na PinLux se utiliza filmes comuns de 24 ou 36 poses, o que torna a abordagem da fotografia pinhole mais prática e divertida: monta-se a sua própria câmera, fotografá-se à vontade e depois de terminado o filme manda-se revelar em laboratórios 1 hora, obtendo-se cópias no tamanho desejado sem muita complicação! Nesse link é possível ver algumas câmeras montadas pelo oficineiro e o resultado delas:


Ministrante: Rodrigo Uriartt, artista visual e fotógrafo experimentador, bacharel em Artes Visuais pela UFRGS.
Inscrições: R$ 25,00 (com todo material incluso) mais doação de material para pintura e/ou desenho para a Oficina de Criatividade do Hospital Psiquiátrico São Pedro. (veja relação de necessidades logo abaixo)
*desconto de 20% para estudantes

No Hospital Psiquiátrico São Pedro, um espaço para a arte.


A La Photo admira o trabalho realizado na Oficina de Criatividade do Hospital Psiquiátrico São Pedro e procura apoiar este projeto, arrecadando doações de materiais, como: tintas, pincéis, lápis, canetas, telas, etc, nas atividades que promove.
Venha participar de nossas atividades e traga sua doação.


Saiba um pouco mais sobre a oficina:
No Rio Grande do Sul, o Hospital Psiquiátrico São Pedro (HPSP) tem servido ao longo de mais de um século como referência na área de atendimento a pessoas portadoras de sofrimento psíquico, adultos ou crianças. Neste local foi criado, em agosto de 1990, um lugar para as artes. A Oficina de Criatividade, espaço de convivência e respeito, onde a expressão serve de veículo para despotencialização de diferentes sintomas psíquicos, brotou tendo por norte os ensinamentos da psiquiatra Nise da Silveira
•Na Oficina, os freqüentadores, reunidos por faixa etária, se envolvem em atividades de desenho e/ou pintura sobre papel, telas ou tecidos; modelagem em argila; papietagem; papel machê; colagem; tapeçaria de recorte; teatro; música ou expressão corporal ou produzindo textos, que já viraram livros.
•Na Oficina de Criatividade o sujeito tem liberdade de escolher o material para trabalhar e a linguagem expressiva que lhe é singular.

OBJETIVOS DO TRABALHO
• Propiciar o desenvolvimento da capacidade expressiva dos participantes da Oficina de Criatividade através de recursos artísticos diversos.
• Incentivar a criatividade.
• Estimular o fortalecimento do sujeito e o avanço nos seus relacionamentos sociais, levando em consideração suas possibilidades adaptativas atuais.
• Focar o atendimento em proposta integrada de reabilitação psicossocial, conforme plano terapêutico interdisciplinar.
• Servir como suporte e fator de proteção, especialmente, no sentido de evitar internações.
• Promover a melhora das relações familiares, envolvendo acompanhantes/ familiares através de orientação, apoio e participação em eventos organizados pela Oficina de Criatividade.
• Acompanhar a evolução de casos clínicos a partir das diversas manifestações expressivas.

Horário de funcionamento da Oficina de Criatividade:
Manhã: de segunda-feira à sexta-feira: das 08:30h às 11:00h
Tarde: terça-feira e quinta-feira: das 14:00h às 17:00h.

Endereço:
Av. Bento Gonçalves, 2460 – Partenon – Porto Alegre/ RS
Telefone: 33392111 ramal 142

LISTA DE MATERIAIS PARA DIFERENTES OFICINAS DO HPSP:

TINTA GOUACHE CORFIX 250ML (cores diversas)
TINTA ACRILICA CORFIX 37ML (cores diversas)
TELA PINTKOR 40X60
TELA PINTKOR 50X60
TELA PINTKOR 50X70
TELA PINTKOR 60X80
CORFIX CARVAO 12 UND (FINO)
CORFIX CARVAO 6UND (GROSS0)
LAPIS KOH I NOOR TOISON D OR 1910 6B
LAPIS KOH I NOOR TOISON D OR 1910 5B
LAPIS FABER CASTEL AQUARELAVEL 36 C
REEVES ESTOJO PASTEL OLEO 12C 4880582
CANETA HIDROCOR 6 CORES
PINCEL ATÔMICO (diversas cores)
CERAMICA ARGILA VERMELHA embalagem 1KG
COLA BRANCA CASCOREZ PROFISSIONAL embalagem 1KG
GESSO CALCINADA embalagem 1KG
VASELINA SÓLIDA
GASE GESSADA
PAPEL NACIONAL SULFITE 90 GR 66x96
PAPEL NACIONAL SULFITE 180 GR 66X96
BASTÃO CERA LONGO 12
PAPEL CANSON BLOCO ESCOLAR DESENHO CR A3
TECIDOS COLORIDOS
ALGODÃO CRU
JUTA
LÃS, LINHAS DE ALGODÃO OU FIOS DE CORES DIVERSAS
FITA EMPACOTAMENTO (LARGA)
PAPEL EMBRULHO bobina 60 cm
SUPORTE PARA PINCEL CONDOR 586
GODE TANQUE PARA LAVAR PINCÉIS 585
STAEDLER ESTILETE GR CE 137
STAEDLER MED 153
TESOURA CT 19
PINCEIS CONDOR CERDA de 456/00 a 456/24
PRANCHETAS DE EUCATEX 60X80
CAVALETE PINUS 170
CAVALETE MINI MARUPA 53
BACIAS/POTES PLÁSTICOS MODELOS DIFERENTES
AGULHAS

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Programação Paralela

Encontro com os artistas
- 17/09, 19h: Imagens da imagem no contemporâneo – conversa a partir de Nietzsche, Blanchot e Deleuze, conduzida pelo doutorando no Programa Interdisciplinar PGIE-UFRGS Artur Costa, com participação dos demais integrantes do grupo.

Oficina:
Pinlux - oficina prática de fotografia pinhole em caixa de fósforos
- 19/09, 15h
Utilizando materiais acessíveis a oficina ensina a construção e operação de leves e portáteis câmeras pinhole montadas em caixas de fósforos. A foto pinhole, ou buraco de agulha, é um processo que remonta aos primórdios da fotografia e vem ganhando cada vez mais adeptos que desejam retornar a simplicidade e poder criativo dos processos não mediados pela tecnologia digital. Na PinLux se utiliza filmes comuns de 24 ou 36 poses, o que torna a abordagem da fotografia pinhole mais prática e divertida: monta-se a sua própria câmera, fotografá-se à vontade e depois de terminado o filme manda-se revelar em laboratórios 1 hora, obtendo-se cópias no tamanho desejado sem muita complicação! Nesse link é possível ver algumas câmeras montadas pelo oficineiro e o resultado delas: http://www.flickr.com/photos/ruriak/sets/72157614976915287/detail/
Ministrante: Rodrigo Uriartt, artista visual e fotógrafo experimentador, bacharel em Artes Visuais pela UFRGS.
Inscrições: 25 reais, com todo material incluso (desconto de 20% para estudantes)