visitantes

terça-feira, 23 de abril de 2013

https://www.facebook.com/events/321416927986204/

https://vimeo.com/64605867


Neste sábado, 27, às 20h, no La Photo (Travessa da Paz, 44- Brique da Redenção)!

Comemorando cinco anos de trajetória, a vai!ciadeteatro apresenta Sincronário - O Dia Fora do Tempo, contemplado pelo Fumproarte. A pesquisa sobre os tabus sociais é o ponto de partida para uma nova criação artística, com foco nas mudanças de percepção provocadas pelo tempo. Foram escolhidos quatro temas principais: materialismo, falsas doutrinas, sexo e medo. Até que ponto eles nos limitam para agir sobre os nossos desejos? 
Vai rolar um coquetel delícia, com a inauguração do novo site da cia e o lançamento das atividades do projeto. A performance do Vinícius Meneguzzi, "Levanto. Caminho. Me param. Fico.", começa às 21h de sábado e vai até às 21h de domingo. São 24 horas de interação ininterrupta com o público. 
Essa é a primeira de seis performances individuais que acontecerão entre maio e agosto em diversos pontos da cidade, além de uma performance coletiva, duas oficinas, um minifestival de performances e uma mostra de vídeos com artistas convidados. 
Em cena, uma pessoa disposta a superar todas as dificuldades e tentações humanas do cotidiano (como comer, beber, sentir dor) por um bem maior: a busca pela imagem padrão e pelo dinheiro. O público é o contato direto com a performance, com duração de 24 horas, sendo peça fundamental para que ela aconteça. É a plateia / audiência que provoca os estímulos externos para alterar o que é apresentado, criando uma nova realidade.
Levanto. Caminho, Me param. Fico. 
“Me pergunto: se vivemos dentro de um tempo que não é o nosso tempo, o que é o tempo? Se construímos cada dia no sentido horário enquanto o planeta tem rotação anti-horária, penso: que sentido faz correr para o nada? Meu coração pulsa por uma coisa, mas estou agindo por outra. É um desequilíbrio. Um sem sentido qualquer. Um não-sentido.
Estou imerso em tantas regras sociais que, quando percebo, há alguém definindo o que é certo e errado. E faz parte da minha civilização: aceitar – e se forem mentiras, acreditar nelas. Nisso existe uma balança do sistema, uma fórmula matemática, tão injusta quanto o tempo. Mesmo sabendo que não deveríamos, por que nos deixamos levar?
Estranho. Mas é por isso que sinto a vontade de confrontar esse tempo. De agora. Ressignificar. E assim remexer nas sensações mais próximas da essência. Até que ponto esquecemos do nosso real objetivo nesse jogo da vida? Ver um outro ser humano, não como uma peça de um tabuleiro, mas como uma história.


Proponho um jogo comigo, contigo. Proponho seguir os teus e os meus instintos. Proponho parar de seguir as regras do tempo.”
Vinícius Meneguzzi 

Nenhum comentário: