visitantes

sexta-feira, 27 de maio de 2011

DA CRIAÇÃO A CONCRETIZAÇÃO

Realizar um projeto, seja qual for, é ir adiante do primeiro impulso que, por alguma razão, nos desperta e motiva. Seja o sonho, a realização pessoal ou profissional, o desafio, ou tudo ao mesmo tempo, agora. Para ver concretizado este desejo, fazemos planos e colocamos neles nossa energia e trabalho. Realizar um projeto cultural, no nosso contexto local – econômico, geográfico ou de mercado – exige, além do que já foi dito, uma boa dose de esperança e determinação.

A gênese deste projeto de exposição foi a visita do artista à Galeria em 2008, ano que marca, também, o início da parceria entre a La Photo, Bis - Cultura, e Nômade. A afinidade de interesses, a motivação e a determinação nos levou a uma longa caminhada, que combinou muito trabalho, flexibilidade, paciência, esperança e a certeza de que este esforço nos levaria à concretização daquela meta.

Foi neste caminho que recorremos ao mecanismo da Lei Federal de Incentivo à Cultura que, na conjuntura político-econômica recente ainda é um dos principais meios de viabilizar projetos deste porte e promover a profissionalização do setor cultural. Mas o mecanismo só se completa quando, após a aprovação do Ministério da Cultura, os realizadores encontram empresas de portas abertas para avaliar e destinar parte de seus impostos para projetos culturais. Foi aí que encontramos a parceria de Jaqueline Sanchotene para área de captação e a receptividade e visão mercadológica da Savarauto, que tornou-se o patrocinador máster do projeto, que tem ainda o patrocínio da Sulgás. Sem esta conjunção de forças não seria possível passar da criação à concretização. Por isso, agradecemos a Savar, Sulgás, aos apoiadores, e a todos que acreditaram neste projeto.

A La Photo, Bis e Nômade seguem com a missão de promover a cultura como fator de inclusão social, entretenimento e desenvolvimento local, gerando emprego e renda. O Espaço seguirá seu propósito de promover atividades multidisciplinares na área das artes e cultura, propiciando ao público a fruição de diferentes experimentações artísticas.

Mas, tanto quanto a crença em futuras realizações, temos a satisfação, ao realizar este projeto, de compartilhar com o público em geral e os jovens artistas, o testumunho de uma obra e uma carreira que cruzam os anos combinando talento, estudo, criatividade, irreverência e competência. Que seja também assim o futuro das artes em nosso estado e nosso país.

Nenhum comentário: