visitantes

domingo, 16 de agosto de 2015

Oficina Dramaturgia Diones



BREVE CURRÍCULO

Diones Camargo é dramaturgo e roteirista . Autor de Andy/Edie (Prêmio Funarte de Dramaturgia 2005), Último Andar (Prêmio Funarte de Estímulo à Dramaturgia 2007), Parque de Diversões, Teresa e o Aquário (VIII Prêmio PalcoHabitasul - Melhor Roteiro 2008), O Tempo Sem Ponteiros, 9 Mentiras Sobre a Verdade, Os Plagiários – Uma Adulteração Ficcional Sobre Nelson Rodrigues (Prêmio Açorianos de Teatro 2012 - Melhor Dramaturgia), Hotel Fuck – Num Dia Quente a Maionese Pode Te Matar, F.R.A.M.E.S. e Fassbinder – o Pior Tirano é o Amor, entre outros; é dramaturgista dos espetáculos O MAPA_, Peru, NY e Buarqueanas. Suas peças já foram encenadas pelas mais importantes companhias de teatro do RS, algumas delas também publicadas no Brasil e no exterior.
Licenciado em Teatro pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, encerrou o curso com a monografia Dramaturgias Possíveis – Interferências Criativas no Texto Dramático, na qual analisa o processo de criação de cinco de suas principais peças e expõe como se dá a transposição desses processos nas suas aulas. Com esse trabalho de conclusão de curso o autor obteve a nota máxima da instituição. Seus estágios acadêmicos incluíram aulas de escrita e teatro realizadas no CDE – Centro de Desenvolvimento da Expressão POA, Projeto Pedagógico da 6ª Bienal do Mercosul (vencedor do Prêmio Cultura Viva – MinC 2007) e em escolas públicas estaduais e municipais.
Participou como aluno de oficinas ministradas pelos dramaturgos Marco Antônio de La Parra (Chile), Samir Yazbek (Brasil), Ramón Griffero (Chile), Ivo Bender (Brasil) e Mário Bortolloto (Brasil), e recebeu consultoria de roteiro do cineasta Pablo Stoll (Uruguai). Fez parte da residência artística realizada pelo grupo Odin Teatret em Porto Alegre, em 2013, com aulas ministradas pelo diretor, dramaturgo e pesquisador Eugênio Barba (Itália) e os atores da companhia. Em 2007, foi convidado a participar do programa para estudantes estrangeiros do Centro de Educação e Cultura da escola Larkkülla, na Finlândia.

Paralelamente às atividades de escrita, o autor participa de debates, palestras e projetos ligados à pesquisa em dramaturgia e sua relação com as multilinguagens, como é o caso do S E I S dramaturgos, coletivo formado por dramaturgos de seis capitais brasileiras distintas, cujas ações recentes ocorreram nas cidades de Curitiba, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Ministra regularmente a oficina Dramaturgia Líquida – Assimilação de Influências no Texto Teatral. Durante dois anos, produziu e apresentou o programa semanal OverDrama, na rádio Mínima FM, no qual falava sobre teatro, cinema e literatura. No cinema, é co-roteirista do curta-metragem Último Dia Antes de Zanzibar, de Marcio Reolon e Filipe Matzembacher, e roteirista do longa-metragem A Colmeia (vencedor do prêmio FAC/FSA 2015), atualmente em fase de pré-produção e com filmagens previstas para 2016.

terça-feira, 11 de agosto de 2015





Ingresso
R$30,00 e R$15,00
 (acima de 60, estudantes e classe artística- 
mediante comprovante)